Hidroginástica

A vida começou  na água. Os seres humanos, antes de nascerem, desenvolvem-se imersos em líquido. Isto ajuda a tornar os exercícios aquáticos mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

A vida moderna impõe ao homem a cada dia um maior afastamento das atividades físicas, essenciais ao seu bem-estar e saúde.

Assim, surgiu uma forma alternativa de exercícios na água que, quando ministrada por professores habilitados e competentes, atende satisfatoriamente a alguns dos principais objetivos da natação: a hidroginástica.

A hidroginástica é a ginástica feita dentro d'água.

A hidroginástica proporciona diversos benefícios à saúde.

A hidroginástica  aproveita empuxo da água para reduzir a ação da gravidade e é uma das poucas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico.

 

Vantagens da Hidroginástica

Praticar hidroginástica regularmente melhora o condicionamento físico:

A água diminui o peso do corpo em mais de 70%, facilitando a realização dos movimentos e permitindo que o exercício seja melhor executado. Esta perda aparente de peso reduz, de forma efetiva, a tensão nas articulações. Por isso mesmo a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe. Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular.. Assim, a hidroginástica é indicada para todas as idades e tipos físicos.

O fato de se estar com água até a altura do tórax já ajuda a fortalecer diversos grupos musculares e principalmente o sistema cárdio-respiratório. Além disso, a água alivia o cansaço e a sensação de calor. A hidroginástica também é bastante indicada para pessoas com problemas na coluna, por aumentar a circulação sanguínea do organismo melhorando a flexibilidade das articulações e diminuindo as dores.

 

Lembre-se  que antes de qualquer exercício físico, deve-se fazer uma consulta médica para avaliação e manter o acompanhamento constante.

Voltar